quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MINTA PARA MIM


A verdade é concreta. Apóia-se na realidade, coisas que aconteceram, existem ou existiram. Aqueles falam a verdade o fazem de forma segura, estão afinal se apoiando em bases firmes e sólidas. Agora falemos sobre a mentira...

Ninguém melhor do que um escritor para falar sobre a mentira. Quando falamos de ficção sabemos que tudo que estamos lendo é uma bem elaborada, cativante e divertida mentira. Mas nós queremos acreditar assim mesmo. Essa é a graça das grandes historias: queremos ler sobre vidas que não são as nossas. Assim podemos sonhar, comparar e até mesmo esquecer, nem que seja por um breve momento que não fazemos parte daquele universo - um lugar construído por uma corrente de mentiras que nós sabemos que são mentiras.

Não gostamos quando nos deparamos com algum erro de algum autor durante a trama porque paramos de acreditar que a historia seja possível. A verossimilhança de um texto talvez seja o que há de mais importante durante uma narrativa ficcional, porque esperamos que aquele mundo inventado faça sentido. Daí vem a idéia que todo os escritores tem que ser excelentes mentirosos.

Olhando por um outro lado, outro ponto de vista, a mentira é fraca, não tem fundamento só resiste ou existe através da vontade do mentiroso ou na daqueles que acreditam nela. Na série de televisão “‘Lie to me” o personagem Dr.Cal Lightman investiga os mentirosos interpretando os mínimos gestos e expressões. Os episódios se passam enquanto Lightman resolve casos para a policia, o FBI ,empresas particulares ou alguém disposto a descobrir verdades escondidas.O mais interessante durante a serie são as comparações entre os gestos feito pelos mentirosos da serie com cenas de pessoas reais mentido, tais como: ex-presidentes e grandes lideres etc. Quando alguém acredita em uma mentira ela passa a ser verdade aos seus olhos.Grandes erros da humanidade não foram feitos por mentirosos mas sim por pessoas que acreditaram neles. Alguns, tão perdidos nessa ilusão preferem não enxergar a verdade, porque se recusam a acreditar que estavam errados. Ou sendo enganados.

Felipe Okamoto Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário